O ratinho néscio

O pequeno ratinho espiou de sua toca. Não havia sinal do gavião. Fora esse inconveniente, vivia em um campo tranquilo, com cereais suficientes para contentar mesmo um rato três vezes maior que ele. E que bom que era assim, pois seu primo Gérald estava para chegar em sua visita anual. Gérald vivia em um palacete…

Mundo em cores

Hoje vi o vídeo de um homem que via cores pela primeira vez em 60 anos. Com óculos inteligentes corretores de cor que têm se tornado mais acessíveis a pessoas daltônicas, vídeos como esse têm pipocado nas redes sociais. No entanto, o registro daquele momento de encantamento e descoberta foi único e irrepetível. Ele abriu…

Natal iluminado [dez/2009]

Não há Natal mais iluminado do que em Salt Lake City Não há quem não diga um longo “Wow……” ao se deslumbrar com as fantásticas luzes de natal da Praça do Templo [Temple Square], em Salt Lake City, Utah, EUA. Milhares de luzes acendem-se em cada ramo das inúmeras árvores e encantam os mais de…

Encontrar o Salvador [dez/2009]

Natal sempre fica melhor com a família por perto. E pra não perder a oportunidade dos primos reunidos escrevi um auto de natal. A ideia veio de uma vez a minha mente em um domingo de manhã. Assim surgiu: Encontrar o Salvador. Os protagonistas da história são três primos que têm a chance de virar…

O Labirinto do Fauno – Estúdios Picasso 2006 [Set/201]

El Laberinto del Fauno (2006) é um conto de fadas revisitado, criado inteiramente na mente do diretor mexicano Guillermo del Toro. Seu oitavo filme lhe rendeu 3 oscares em 2007: Melhor Maquiagem, Arte e Fotografia. Misturando elementos míticos com a Guerra Civil Espanhola, ele conta a história da imaginativa Ofelia (Ivana Baquero). Aos treze anos…

A família do futuro – Disney, 2007 [Abr/2010]

    Há exatos 3 anos a Walt Disney Pictures lançou Meet the Robinsons (“A Família do Futuro”, 2007). O filme não é mais nenhuma novidade, mas, na minha opinião, vale a pena pegar na locadora para assistir com a família ou com o namorado(a) no fim de semana. A animação é baseada no livro A day…

Como treinar seu dragão – DreamWorks, 2010 [Abr/2010]

Filmes para criança são um mistério para mim. Falam das coisas da vida de uma maneira simples, fazem rir do fundo da alma, divertem de uma maneira despretensiosa. Sorrisos brotam mesmo que você já saiba desde o início como o filme vai acabar. Assim é Como treinar seu dragão, animação da DreamWorks (How to train…

Mulan – Walt Disney, 1998 [Mai/2010]

Mulan é um clássico Disney tanto quanto Cinderela ou A Bela e a Fera. A animação levou 5 anos para ficar pronta e foi exibida pela primeira vez em 1998. Dirigida por Tony Brancroft e Barry Cook, foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Grammy por sua trilha sonora. Mas não são…

Era uma vez…

Quem chega a minha vida não vai saindo assim Traz, deixa e leva um pouco de mim. Do seu coração faço questão de uma parte e ao meu é colocada, como obra de arte. Quem de mim se aproximar também pode algo daqui levar e sempre algo nos unirá: amor, saudade, lembrança ficará. Não são…

Montanha russa [Jun/2011]

 “O jornalista é um homem que errou de profissão” – atribuída a Otto Von Bismarck Quando terminei o colegial sabia apenas uma coisa: que deveria continuar estudando. Fora isso, a imensa disponibilidade de profissões me deixava atordoada. Cheguei a ser bióloga marinha, engenheira florestal, professora e por fim escritora. Eu sabia apenas que os números…

Tolerância: dever ou direito? [Ago/2011]

O preconceito, frequentemente ligado ao medo, é um dos instintos mais primitivos do homem. Nosso intelecto irracional registra automaticamente o outro e o diferente como ameaça até que a consciência entre em cena e devolva ao animal humano a civilidade conquistada. Pode acontecer que a razão seja treinada para direcionar e manter certos preconceitos, seja…

Ser fugaz [Abr/2011]

“O nosso eu é edificado pela superposição de estados sucessivos” – Marcel Proust A partir de percepções primárias observamos que o homem regular muda e se transforma ao longo de seu desenvolvimento. Passa de bebê passivo a jovem exuberante, de vivacidade constituída a sobriedade senil. Descobre o mundo, a comunicação, a linguagem, a si mesmo…

Monopólio da violência [Set/2011]

  – Weber e as milícias armadas brasileiras –   Trotsky declarou em Brest-Litovsk que “qualquer Estado baseia-se na força”.  A partir desse pressuposto Max Weber, filósofo alemão do século XX, tece uma tese conhecida como “monopólio da violência”, na qual o Estado moderno pode ser definido pelo monopólio legítimo da força nos limites de…

A Ágora de Lapouge [Set/2011]

O ensaio é o gênero do debate por excelência. Três produções do ensaísta Gilles Lapouge embasam uma análise que busca demonstrar como a habilidade de tecer sentidos aliada ao espaço para crítica ampliam o campo da discussão do mundo contemporâneo.  Na grandiosa Ágora reuniam-se as cabeças pensantes de Atenas para decidirem os assuntos importantes da…